BEM VINDOS AO BLOG DA ESCOLA FREI SERAFIM DO AMPARO!

domingo, 27 de novembro de 2011

Problemas Ambientais Urbanos - 7º ano









10 comentários:

  1. dem que deichar esses poluidores bem longe da ária que mais sofremus com a poluição, assim nós devemos fazer um lugar bem melhor para nossa vida

    Brendo Andril - 7º ano A - sala 1

    ResponderExcluir
  2. Nos ambientes fechados são piores a poluição sonora, mas os principais tipos de poluição que afetam os moradores de uma área urbana, pra mim são o lixo e a poluição sonora, as pessoas jogam lixo nas ruas como se não fossem sofrer as conseqüências e fica por isso mesmo pois o lixo é a principal poluição. Cada um de nós devemos fazer nossa parte, não depende só de um mas sim de todos para acabar com a poluição do ar e do solo, já a poluição das indústrias em alguns lugares eu acho impossível acabar mas já com os carros ônibus etc. é diferente já que as pessoas podem regular o carro para poluir menos já que dependemos dos meios de transporte também, e assim diminuir todos os tipos de poluição e aquecimento global é só cada um fazer a diferença. Boa sorte.

    (Lucas Brito Santos /sala 1 /7° ano A)

    ResponderExcluir
  3. A poluição é a degradação das características naturais do meio ambiente, sejam elas físicas, químicas ou biológicas. Isso acontece em razão da remoção ou adição de substâncias que prejudicam a natureza, seja no ar, no solo ou na água.

    Em virtude do crescimento populacional em todo o mundo, o homem necessita construir novas cidades, moradias, comércios e com isso vai ocupando as áreas reservadas à natureza, para sua sobrevivência e para criar condições de vida.

    Desmatam áreas arborizadas para construir indústrias e com isso, retiram boa parte do oxigênio que respiramos, despejando resíduos dessas indústrias sobre nossos rios e mares.

    Porém, essa destruição tem causado sérios problemas, pois o bem estar do homem está relacionado com a manutenção e preservação do meio ambiente. Quanto mais se destrói o ambiente, menos condições de vida se têm. Essas condições podem não aparecer hoje, mas as gerações futuras sofrerão as consequências de todos os prejuízos causados à natureza na atualidade.

    A poluição das águas, além de resíduos industriais, pode acontecer através de produtos agrícolas, como os venenos e também pela falta de rede de esgoto nas cidades, onde as fezes correm a céu aberto, chegando aos rios e mares. Nas localidades onde não há água tratada, ou redes de saneamento básico, a mesma água contaminada por fezes humanas e animais é a que vai para as casas da população, para o preparo dos alimentos, bem como para beber, tomar banho, lavar roupas, etc., causando a contaminação das pessoas.

    Além dos homens, os animais aquáticos sofrem muito com a poluição dos rios, pois o oxigênio das águas é eliminado, fazendo com que não tenham como respirar.

    A poluição do ar é causada, principalmente, nos grandes centros urbanos, com a grande movimentação de carros, pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural), pela grande quantidade de indústrias, pela geração de energia, etc. Além desses, os produtos sprays, como desodorantes, inseticidas, medicamentos, também liberam substâncias que destroem a camada de ozônio do planeta.

    A poluição do ar tem causado o aumento das doenças respiratórias, principalmente nas crianças. Com a chegada do período do inverno, clima frio e seco, doenças como bronquites e pneumonias são mais frequentes, em razão do excesso de poluição a que estamos sujeitos. Além disso, as doenças cardiovasculares também têm aumentado muito em face do excesso de poluição.

    A poluição do solo também acontece em razão dos produtos agrícolas, onde usam venenos para matar as pragas das lavouras, levando-os para as camadas superficiais da terra, contaminando também animais, vegetais e a água.

    Elementos radioativos também têm sido descartados de qualquer forma, causando a poluição do solo. Pilhas, baterias de celulares, baterias de carros, dentre outros, soltam metais pesados como Níquel, Mercúrio e Cádmio, aumentando essa contaminação.

    Além desses tipos de poluição, temos convivido com a poluição sonora, causadora de doenças da modernidade, como o estresse. O barulho intenso das grandes cidades não permite que as pessoas descansem o necessário, causando-lhes irritabilidade e cansaço mental. Isso, ao longo dos tempos, poderá acarretar doenças, pois o corpo fica fragilizado, diminuindo a resistência física das pessoas. lucas araujo 7º ano A - sala 1

    ResponderExcluir
  4. Oi o meu nome é Rafael moreira gomes da sala 01- 07º ano essas imagens de que uma dessas são de uma das maiores cidade da Bahia VITORIA DA CONQUISTA.E essa imagens que mostra é um dos fator que poluiçâo a nossa cidade como uma das que eu acho que as pessoas de dos os barrios tem mais raiva é apoluiçâo sonora pra aquem que nâo sabi o que poluiçâo sonora é sâo aquelas pessoas que fica com os seus carros de sóm ou outros aparenlos de sóm até autas horas da noite so nâo na noite com áte pela amanha voçeis que ler este cometarel vão fica sabendo que você pode áte denuncia para orgãos competendes.
    Outro depo de poluição visoal muitas pessoas que vem faz sow que vem para a cidade e para que muidas pessoas fiquem sabendo dos sow.Mas guanto esses artesta vão embora ele deijam essa cardazis espalhados pela nóssa cidade que é VITORIA DA CONQUISTA!
    A nós cidade nós demos um lagoa de que seu tamanho é enorme que vai a maior pade do nosso esgoto.Boa sorte VITORIA DA CONQUISTA!
    Rafael moreiragomes sala 01 -07º ano.

    ResponderExcluir
  5. Podemos perceber nas imagens a poluição sonora e ambiental de nossa cidade.

    A poluição do solo também acontece em razão dos produtos agrícolas, onde usam venenos para matar as pragas das lavouras, levando-os para as camadas superficiais da terra, contaminando também animais, vegetais e a água.
    By: Bruna Raiane Sala :02 07º ano

    ResponderExcluir
  6. oi esse e o meu erli
    É considerado como poluição sonora qualquer ruído os limites estabelecidos pela que seja capaz de provocar desconforto, e prejudicar a saúde humana.
    poluição sonora são os sons produzidos por motores de carros e motos, buzinas, carros de som.gue provoca promas de audicao

    vitoria da conguista ten muitos carros cada veis mais carros nas ruas tem agueles sons auto gue incomota maiorias das pessoas gue provoca ruidos autos

    poluicao dos rios Os principais fatores de deteriorização dos rios, mares, lagos e oceanos são: poluição e contaminação por produtos químicos etc

    brendo sala 1 07º ano

    ResponderExcluir
  7. A poluição sonora é aquela causada pelo excesso de ruídos como aqueles causados pelos carros, máquinas e etc. , bastante comuns nos grandes centros urbanos e aos quais o homem, de certa forma, acabou se acostumando,o limite máximo tolerável para a saúde humana é de 65dB.Uma forma de amenizar a poluição sonora é a utilização de equipamentos de segurança (fones de ouvido por exemplo) e a aplicação de tecnologias menos ruidosas ou que abafem os ruídos.

    João Paulo Alves Faria Sala 02 7ºano

    ResponderExcluir
  8. Homens
    Cuide bem do meio ambiente
    Aluna Luciana Gomes Chaves 7º ano

    ResponderExcluir
  9. Entre os elementos indispensáveis à vida, o ar é um dos principais. Mesmo com enorme relevância para os seres vivos, o ar tem sofrido drásticos impactos provenientes da ação antrópica.
    As atividades humanas provocam a poluição do ar, que pode refletir em enormes danos para a natureza e para o próprio homem.Nos últimos anos, o que mais se destaca nos meios de comunicação são notícias relacionadas ao clima, tais como: a poluição do ar que é gerada pela queima de combustíveis fósseis, emissão de gases industriais, queimadas, entre outros.
    Isso tem provocado aumento das temperaturas globais, efeito estufa, elevação dos níveis dos oceanos, entre outros que estão relacionados. Diante da situação, é preciso que a sociedade atual tome atitudes rigorosas em relação à poluição do ar.
    Existem inúmeras dicas corretivas e preventivas para tentar amenizar esse problema, dentre elas:

    Estipular limites dos níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais.

    Critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases.

    Monitoramento periódico das fontes poluidoras.

    Incentivar o uso de tecnologias menos poluentes.

    Uso de equipamentos que reduzem os níveis de gases emitidos, dos quais podemos citar: catalisadores automotivos, filtros despoluidores nas chaminés das indústrias, além de outros.

    Monitorar constantemente lugares onde são depositados resíduos sólidos, para que não haja incêndios.

    Controle diário da qualidade do ar.

    Promover o reflorestamento de áreas degradadas.

    Elaboração de projetos de caráter preventivo contra possíveis poluições atmosféricas de grande proporção.

    Controlar as queimadas (lavouras, pastagens e florestas).

    Evitar o uso de agrotóxicos, dando preferência para o controle biológico.

    Preservação de florestas naturais.

    Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade.

    Criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins, etc. Aluna: Nilza Taine Alves Andrade 7ano turma B SALA 02

    ResponderExcluir
  10. Temos que parar de poluir o mundo esta cada vez mais poluido porque todo mundo joga lixo no chão,a fumaça que sai das fabricase tambem dos carros,assim o mundo fica muito poluido temos que parar de jogar lixo no chão,as fabricas colocarem filtros na saida de fumaça,criar mais carros feito com bateria,assim todo mundo tendo essa atitude o mundo não vai ficar muito poluido.Nos bairros as pessoas tem que platar bastantes arvores porque as arvores ajudam a nã poluir tanto porque elas absorvem todo oar que é impuro e faz o ar ficar puro.Ana Caroline Dias Almeida 7ano salaB 2

    ResponderExcluir

Deixe sempre seu comentário.Isto nos incentiva manter o blog sempre atualizado.