BEM VINDOS AO BLOG DA ESCOLA FREI SERAFIM DO AMPARO!

sábado, 11 de setembro de 2010

Rolando Boldrin



Rolando Boldrin, músico, contador de história e ator, nasceu em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo. Desde cedo já tocava em rádio com o irmão, formando a dupla "Boy e Formiga". É de família simples, criado com mais 12 irmãos numa casa de quarto e cozinha de chão batido, sem fogão a gás, geladeira e rádio. Boldrin foi também garçom de beira de estrada e sapateiro.
Ele gravou disco e CDs com músicas e causos. Na televisão apresentou programas como Som Brasil (Globo), Empório brasileiro (Bandeirantes), Empório Brasil (SBT) e Estação Brasil (CNT). Atualmente apresenta o programa Sr. Brasil na Tv Cultura de São Paulo.

A Cara do Brasil






















A Cara do Brasil é um espetáculo feito em um "teatro musicado", interpretado e cantado por Rolando Boldrin, trazendo causos e histórias que encantam todas as idades, permeado pelo ritmo da cultura regional.
O espetáculo foi apresentado no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, ontem, dia 10 de setembro, às 20:30h, e contou com a participação especialíssima de 35 alunos e 5 professores da nossa escola.Foi uma noite muito especial para todos nós.Os alunos saíram encantados com o show. Nossos agradecimentos à New Holland por ter proporcionado a nossa escola uma noite tão encantadora.

Pontos que deveriam ser abordados

Questão dissertativa - Resposta esperada
Os povos indígenas brasileiros foram vítimas da exploração colonial que contribuiu para a dizimação de muitos grupos e culturas, sendo-lhes tiradas também as terras que habitavam há milhares de anos. No século 16 evidencia-se a enorme redução do número de indígenas. Se havia 4 milhões antes da conquista do atual território brasileiro pelos europeus, atualmente existem apenas cerca de 600 mil indígenas no Brasil.
É importante lembrar que se encontra uma enorme diversidade entre os povos indígenas. São cerca de 225 povos falantes de aproximadamente 180 línguas. Essa grande diversidade se expressa na organização dos modos de vida de cada um deles. Na Amazônia, por exemplo, havia os chamados povos ceramistas, em especial os marajoaras e tapajós, que deixaram de existir antes mesmo da chegada dos europeus. Esses povos locais produziam grafismos sofisticados e peças de cerâmica bastante originais. Em outras regiões do Brasil viviam e ainda vivem povos, como os ianomâmis, guaranis, xavantes e bororos, entre muitos outros, que praticavam rituais próprios e tinham diferentes formas de habitar e regras sociais distintas.
Considerando a diversidade e as especificidades das culturas indígenas, cabe ainda perguntar em que medida pode-se afirmar que os colonizadores eram culturalmente superiores aos indígenas.O que ocorreu é que os colonizadores de fato se consideravam superiores. Alguns expressavam que estariam fazendo um bem a esses povos impondo-lhes costumes que julgavam civilizados. Assim, cobrir-se com roupas conforme o padrão europeu seria melhor que a nudez dos indígenas. Da mesma forma, as regras de convivência social dos europeus seriam superiores às das sociedades indígenas. No entanto, na sociedade contemporânea, em um contexto de afirmação das sociedades democráticas, defende-se a pluralidade cultural e não a unidade e a homogeneidade que podem levar à imposição e destruição de culturas.
De acordo com o texto, há indicações de que os povos indígenas da América tinham grande riqueza cultural muito antes da chegada dos europeus. Enquanto estes últimos viviam na Idade Média e se debatiam em guerras, povos indígenas da Amazônia construíam centros cerimoniais – anteriores à criação da catedral Notre Dame, em Paris –, ocupavam largos espaços e por eles circulavam e desenvolviam arte rica e sofisticada. Mas parte dessa riqueza foi destruída pelos europeus em nome de uma superioridade que provocou a morte de muitos indivíduos, grupos, povos e culturas.

Divulgado o gabarito da prova regional - Viagem do conhecimento



1 - C
2 - D
3 - B
4 - B
5 - C
6 - D
7 - B
8 - C
9 - C
10 - B
11 - A
12 - B
13 - C
14 - A
15 - D
16 - C
17 - B
18 - C
19 - D
20 - B
21 - A
22 - A
23 - A
24 - D
25 - A

terça-feira, 7 de setembro de 2010

IFBA - 2011

/selecao-2011/processo-seletivo-2011-pagina-inicial.html

Atenção alunos do 2º ano - ciclo IV (9º ano) - amanhã, dia 08/09 é o último dia da inscrição para tentar obter isenção para alunos oriundos de escola pública. Entrem no site e inscrevam-se!

"...liberto permanece o pensamento.Ele foi meu alento quando o corpo foi prisão..." David Souza













As escolas municipais sempre participam do Desfile de 7 de setembro com muito brilhantismo. Neste ano de 2010 não poderia ser diferente. Com o tema Independência:Opção de um povo que se agiganta, as escolas passaram pela avenida da Integração, contando um pouco da história dos movimentos de Resistência - Cultural, Político e Econômico.

domingo, 5 de setembro de 2010

Aqui também se brinca...
























Atividades recreativas também fazem parte do crescimento individual.Por isso, é prática da escola, promover atividades recreativas em áreas que propicie momentos de interatividade com os alunos de turmas e turnos diferentes. Os alunos da EMFSA são contemplados em atividades em sítios, clubes e áreas esportivas, com intuito de promover esta interação.

Novos espaços, novos olhares, novas descobertas





















Há muito, a escola Frei Serafim do Amparo preocupa-se com a formação do indivíduo como um todo. Assim sendo, procura oferecer atividades extra-classes que propicie ao estudante diferentes estímulos ao seu desenvolvimento pedagógico. Não raramente os alunos da Frei participam de oficinas oferecidas pela Uesb (cinema) e fazem visitas a exposições de artes, no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, proporcionado pela Escola e pelo interesse em descobrir novos caminhos.