BEM VINDOS AO BLOG DA ESCOLA FREI SERAFIM DO AMPARO!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

"...nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só."


A escola está localizada em um bairro periférico e atende alunos que residem neste entorno. Por conta disso, existe uma discrepância entre a situação financeira das famílias assistidas pela Escola Municipal Frei Serafim do Amparo.

Os alunos que residem no conjunto habitacional da Vila Serrana possuem um padrão satisfatório de moradia, com casas de alvenaria e conta com uma oferta de infra-estrutura adequada, com ruas asfaltadas, energia elétrica, coleta regular de lixo, água tratada e encanada e recentemente recebeu o esgotamento sanitário. Além disso, conta com serviço regular de transporte coletivo atendendo a diversas regiões da cidade. O comércio é diversificado, dentro das limitações de um bairro periférico, com a presença de padaria, farmácia, supermercado, papelaria, lan-house, bazares, restaurantes, bares, vídeo-locadora, academia de ginástica, entre outros.

Já os alunos moradores dos bairros adjacentes, como Cidade Maravilhosa e Sinhorinha Cairo, não proporcionam de algumas condições essenciais, que poderiam melhorar sua qualidade de vida. Dentre os problemas, podemos elencar a falta de atenção do poder público quanto a oferta de ruas calçadas, coleta de lixo, serviço de esgotamento sanitário, entre outros. Em relação à saúde, eles são atendidos pelo posto médico da Vila Serrana.

A comunidade é abastecida pelo comércio da Vila Serrana, que é o mais próximo da sua realidade. O serviço de transporta também era precário, com ônibus sucateados e com horários irregulares, mas após a inauguração de mercado atacadista nas proximidades, eles foram beneficiados com novas linhas de ônibus e com a circulação em períodos mais curtos

Escola é, sobretudo, gente...gente que estuda - Perfil dos Estudantes


Os alunos da escola municipal Frei Serafim do Amparo, são os legítimos representantes da educação pública brasileira. Existe uma divergência na situação financeira, oriundos do grau de escolaridade de cada grupo familiar, que interfere nos vínculos empregatícios de cada um.

Alguns alunos têm boa estrutura familiar, com pais inseridos no mercado de trabalho (normalmente trabalhadores do comércio, motoristas de ônibus, policiais militares, comerciantes, professores, etc.), moram em casa própria, e que demonstram um bom desempenho nas atividades escolares. Mas a maioria são alunos oriundos de família desestruturadas, de baixa renda, cujos pais estão desempregados ou exercem funções que não exija mão de obra qualificada. Por conta destas questões, o rendimento destes alunos está bem abaixo do satisfatório, com sérios problemas na leitura e interpretação de textos, que influencia diretamente na aprendizagem, gerando assim uma elevação na repetência.

...não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...

A escola municipal Frei Serafim do Amparo, módulo I, é dotada de uma boa estrutura física, composta de 13 salas de aulas, sala de professor com banheiro, sala de coordenação, espaço de leitura, laboratório de informática, secretaria com banheiro e sala para arquivo, sala de direção, almoxarifado, depósito de merenda, depósito para material de limpeza, sala multifuncional, 2 banheiros destinados aos alunos, 1 sanitário para funcionários, pátio descoberto. Já o módulo II apresenta infra-estrutura inadequada, pois o espaço é pequeno para atender as turmas de educação infantil, possuindo 4 salas de aula, 1 cozinha, 02 sanitários, 01 sala para coordenação e 01 pátio fechado e coberto.

Diante do exposto, a comunidade vem reivindicando a ampliação da escola, módulo I, com a construção de mais salas de aula, um auditório, cantina, quadra de esportes (as aulas de educação física são feitas no pátio, em frente às salas de aulas, atrapalhando os outros professores) e que a escola fosse murada ou cercada de uma forma que inviabilizasse o acesso de pessoas às janelas, atrapalhando a aula.

" o professor é gente, cada funcionário é gente..."





A escola municipal Frei Serafim do Amparo, considerada de grande porte, tem no seu quadro de funcionários:
  • 01 Diretor
  • 02 vice-diretores
  • 01 articuladora
  • 02 coordenadoras pedagógicas
  • 44 professores
  • 01 mediadora da sala multifuncional
  • 01 secretária escolar
  • 03 auxiliares de secretaria
  • 04 agentes de leitura
  • 01 agente de informática
  • 06 merendeiras
  • 14 auxiliares de serviços gerais
  • 04 vigilantes

Semana do Trânsito












A convite da escola,estiveram presentes ao módulo II, agentes do SIMTRANS, que orientaram os alunos sobre a importância de conhecer e obedecer a legislação de trânsito.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Brincando na Lagoa



A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza nos próximos dias 14 e 15 de outubro o 1º Brincando na Lagoa. O evento é destinado aos alunos de escolas públicas, programas sociais e comunidade dos bairros próximos a Lagoa das Bateias e combina lazer e entretenimento com conscientização ambiental.

VAMOS PARTICIPAR?

É campeã, é campeã...













A aluna do 8º ano, Suzana Rebouças, foi a campeã feminina do torneio de xadrez, XI memorial Dario Clacci, realizado nos dias 25 e 26/09 último, na AABB.
Parabéns a esta aluna tão habilidosa!