A escola municipal Frei Serafim do Amparo é uma instituição de ensino pública municipal, cuja missão é oferecer ensino de excelência à comunidade, propiciando condições para uma aprendizagem significativa, atualizada e eficaz, que prepare alunos competentes, éticos e com argumentação sólida.
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Feliz Natal
Quero ver você não chorar,
Não olhar pra trás,
Nem se arrepender do que faz.
Quero ver o amor vencer,
Mas se a dor nascer
Você resistir e sorrir
Se você pode ser assim
Tão enorme assim eu vou crer
Que o natal existe,
Que ninguém é triste,
Que no mundo ha sempre amor.
Bom natal
Um feliz natal
Muito amor e paz pra você!
sábado, 11 de dezembro de 2010
Solidariedade
No último dia 08, os líderes e vice-líderes das equipes foram cumprir a última e mais prazerosa tarefa: entregar os mantimentos arrecadados em uma das provas da gincana. Mas uma vez ficou provado que a comunidade está solidária com as ações desenvolvidas na escola doando quase uma tonelada de alimentos, que foram entregues no projeto do pequeno ofício e na casa do câncer.Obrigada a todos que colaboraram e parabéns aos nossos alunos.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Avaliações finais
Mesmo não estando aí, fico preocupada com vocês(isso vai mudar).Na sexta-feira começam as avaliações do 3º trimestre.Agora é a hora de vocês estudarem para finalizar o ano o mais cedo possível e com um resultado de qualidade.Vamos ver o calendário?
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Gabarito do IFBA - Modalidade integrada
PROCESSO SELETIVO - 2011
MODALIDADE INTEGRADA
01 E
02 A
03 D
04 C
05 D
06 B
07 C
08 E
09 B
10 A
11 A
12 E
13 A
14 D
15 E
16 D
17 B
18 E
19 B
20 E
21 A
22 E
23 C
24 B
25 A
26 D
27 D
28 C
29 C
30 E
31 B
32 C
33 A
34 B
35 D
36 C
Boa Sorte!
sábado, 27 de novembro de 2010
Parabéns!!
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Campeões de solidariedade
Parabéns as equipes Lealdade, Responsabilidade, Solidariedade, Dignidade, Respeito e Amor, pelo show de solidariedade na realização da tarefa de arrecadação dos alimentos não perecíveis. Foram 900 quilos de alimentos arrecadados que serão doados a Casa do Câncer e a Casa do Menor, junto com líderes das equipes.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Regras da Gincana
A gincana deverá ser uma competição de sentido sócio-cultural-comunitário. Constitui-se num torneio de inteligência, perseverança, capacidade de organização, direção de grupos e trabalho de equipe, que exigirá habilidade e criatividade dos participantes, procurando fazer com que cada equipe descubra as vantagens de realizar um trabalho de cooperação entre um grupo de pessoas, todas voltadas para um único fim.
1. Especialmente neste ano de 2010, as equipes não contarão com os professores diretamente ligados as mesmas;
2. Participarão da gincana, os alunos do Ciclo II, III e IV, divididos em grupos na sua turma e que se juntarão a outros grupos, das outras turmas.
3. A formação das equipes é decidida mediante sorteio democrático realizado na presença dos alunos-líderes(8ª série);
4. Cada membro da equipe deverá contribuir com o valor de R$1,00, que será utilizado na premiação;
5. Cada equipe deve criar um nome, um mascote e um grito de guerra de acordo com o tema da gincana “Resgatando valores na escola”, e o valor sorteado para a sua equipe;
6. A equipe deverá ter um cartaz com o nome da equipe, líder e vice-líder na parte externa da porta da sala designada para a sua equipe;
7. Os Pontos de apoio serão escolhidos mediante sorteio;
8. O responsável deverá fazer a chamada (folha assinada por cada componente da equipe) e entregar a comissão no final de cada turno;
9. A equipe deverá estar caracterizada na gincana conforme o nome escolhido e a cor escolhida/sorteada para a sua equipe;
10. Além das tarefas programadas, a Comissão poderá realizar tarefas relâmpagos. Sendo assim, as equipes deverão trazer todo e qualquer tipo de material possível e imaginável, pois não será permitida a saída da escola;
11. As equipes deverão ter seu material, pois não será permitido o uso do material da escola, salvo mediante autorização prévia da comissão;
12. Somente o líder ou vice-líder poderão receber e entregar tarefas a comissão. A circulação de outros integrantes pelas dependências da escola poderá acarretar em perda de pontos;
13. Será observado rigorosamente o horário do cumprimento das tarefas, o que pode acarretar em perda de pontos ou anulação da tarefa. Será utilizado como referência o horário do relógio disposto na entrada da sala da coordenação, portanto, acerte seus ponteiros;
14. A equipe deverá se organizar em grupos, para que a realização das tarefas não sobrecarregue poucos participantes;
15. O líder e o vice-líder deverão estar identificados sempre, mediante crachá contendo o nome da equipe e o seu cargo;
16. Toda a equipe será responsável pela ordem e organização da sua sala;
17. O mascote deverá estar presente e caracterizado durante toda a gincana;
18. Somente terá direito à premiação e a pontuação, o aluno que se fizer presente durante todos os dias da gincana e participar ativamente junto com a equipe.
19. Quaisquer dúvidas devem ser retiradas com a comissão organizadora, que é composta pelos professores Alexsandra, André, Bruno, Erly, Isa, Marlene e Patrícia.
Comissão Organizadora
Gincana Cultural - Resgatando valores humanos
Lealdade - Azul
Responsabilidade - Rosa
Solidariedade - Laranja
Dignidade - Preta
Respeito - Roxa
Amor - Vermelho
Calendário de final de ano
Dia 10/12, começam as avaliações do 3º trimestre; quem ficar na recuperação do trimestre, terá avaliação até o dia 21/12;no dia 22/12 será a festa de encerramento do ano ano letivo. Quem ficar na recuperação retorna após o natal para fazer as avaliações.
Alguma dúvida?
terça-feira, 9 de novembro de 2010
domingo, 17 de outubro de 2010
Tabela da VII Copa Esportiva
Dia 15/10 - Futsal Infanto - Vilas Boas 1 X 9 Frei Serafim
Dia 16/10 - Futsal Infantil - A. Menezes 3 X 6 Frei Serafim
Dia 17/10 - Futsal Infanto - Pastoral 0 X 9 Frei Serafim
Dia 22/10 - Futsal Infantil - CIENB 3 X 3 Frei Serafim (10:50)
Dia 22/10 - Futsal feminino - Rafael 13 X 0 Frei Serafim (16:50)
Dia 24/10 - Futsal feminino - IEED 9 X 0 Frei Serafim (11:30)
Dia 29/10 - Futsal feminino - O. Leite 6 X 1 Frei Serafim (10:40)
Dia 29/10 - Futsal Infanto - Edvanda 2 X 4 Frei Serafim (11:20)
Dia 29/10 - Futsal feminino - Ridalva 0 X 2 Frei Serafim (15:10)
Fiquem atentos!
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
7ª Copa Esportiva do Conquista Criança
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Festa da criança - Parte 1
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Dados da escola
Dados cadastrais da unidade escolar
Unidade escolar | Escola Municipal Frei Serafim do Amparo |
Endereço | Avenida Rafael Spínola Neto, S/N – Vila Serrana II - Zabelê |
Telefone | 3426-1190 |
E-mail | emfreiserafim@hotmail.com |
Home-page | arteculturandoblogspot.com/Orkut - arteculturando |
Cadastro no MEC/Inep | 29413567 |
Autorização de funcionamento | Autorizada CME nº 021/2001 |
Classificação IDEB | 2009 – 3,8 |
Modalidades de ensino | Educação infantil – Ciclos I, II, III, e IV – EJA (segmento I e II) |
Quantitativo de alunos | 1.013 alunos |
Um pouco da história da Frei Serafim...
A escola foi uma conquista dos moradores das Vilas Serranas I, II, III e IV, que tiveram a oportunidade de, nas plenárias do Orçamento Participativo, em 1999, reivindicar a construção da unidade escolar que beneficiaria não só as Vilas Serranas, como também bairros adjacentes, como o Sinhorinha Cairo, Cidade Maravilhosa e Miro Cairo.
Em fevereiro de 2001, o prefeito Guilherme Menezes e a Secretária de Educação professora Heleuza Figueira Câmara, em solenidade que contou com a presença de autoridades e a comunidade das Vilas Serranas, inauguram a Escola Municipal Frei Serafim do Amparo cujo nome é uma homenagem a Daniel de Souza Oliveira Filho, nome espiritual Frei Serafim do Amparo, falecido em 27 de agosto de 2000 e que dedicou parte da sua vida à educação, mostrando, assim, sua preocupação com a formação do povo conquistense.
No ano de sua implantação, a Escola Municipal Frei Serafim do Amparo oferecia vagas nos turnos: matutino – alunos de 4ª e 5ª série -, vespertino – alunos de 5ª série – e noturno – alunos de 5ª série, Reaja (Repensando a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos) e Aceleração I e II programa que objetivava a correção da defasagem idade-série, este já extinto da rede municipal de ensino).
A unidade não oferecia número de salas de aula suficiente para atender a demanda de alunos. Assim, os moradores, percebendo a necessidade de ampliação da escola e, em novas plenárias do Orçamento Participativo, reivindicaram a ampliação da mesma, que, além de oferecer mais vagas para alunos de 5ª à 8ª série, comportaria também os alunos da Escola Municipal Vila Serrana, esta até então funcionando em espaços cedidos pela Associação de Moradores da Vila Serrana.
Dessa forma, no dia 30 de novembro de 2003, em solenidade que contou com a presença de autoridades locais, professores, alunos e comunidade, o Prefeito José Raimundo Fontes e o Secretário Municipal de Educação (José Sérgio Oliveira de Carvalho) inauguram o novo módulo da unidade escolar bem como a reforma do módulo já existente.
A nova unidade, considerada de grande porte, ainda não tem estrutura suficiente para atender a demanda da comunidade. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Educação fez uma parceria com a comunidade que cedeu o prédio da Associação de Moradores na Vila Serrana III, onde estão alojadas as turmas de Educação Infantil e Ciclo I de aprendizagem(alunos entre 05 e 07 anos).
Entendendo que este espaço não seja o adequado para funcionar como escola, principalmente de educação infantil, por não ter uma estrutura que permita o desenvolvimento da psicomotricidade dos educandos, a comunidade vem pleiteando, junto à secretaria municipal de educação, a ampliação do módulo I, pois existe uma área propícia para isto ocorra, só faltando sensibilidade aos gestores municipais.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
Escola de campeões
terça-feira, 28 de setembro de 2010
"...nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só."
A escola está localizada em um bairro periférico e atende alunos que residem neste entorno. Por conta disso, existe uma discrepância entre a situação financeira das famílias assistidas pela Escola Municipal Frei Serafim do Amparo.
Já os alunos moradores dos bairros adjacentes, como Cidade Maravilhosa e Sinhorinha Cairo, não proporcionam de algumas condições essenciais, que poderiam melhorar sua qualidade de vida. Dentre os problemas, podemos elencar a falta de atenção do poder público quanto a oferta de ruas calçadas, coleta de lixo, serviço de esgotamento sanitário, entre outros. Em relação à saúde, eles são atendidos pelo posto médico da Vila Serrana.
A comunidade é abastecida pelo comércio da Vila Serrana, que é o mais próximo da sua realidade. O serviço de transporta também era precário, com ônibus sucateados e com horários irregulares, mas após a inauguração de mercado atacadista nas proximidades, eles foram beneficiados com novas linhas de ônibus e com a circulação em períodos mais curtosEscola é, sobretudo, gente...gente que estuda - Perfil dos Estudantes
Os alunos da escola municipal Frei Serafim do Amparo, são os legítimos representantes da educação pública brasileira. Existe uma divergência na situação financeira, oriundos do grau de escolaridade de cada grupo familiar, que interfere nos vínculos empregatícios de cada um.
Alguns alunos têm boa estrutura familiar, com pais inseridos no mercado de trabalho (normalmente trabalhadores do comércio, motoristas de ônibus, policiais militares, comerciantes, professores, etc.), moram em casa própria, e que demonstram um bom desempenho nas atividades escolares. Mas a maioria são alunos oriundos de família desestruturadas, de baixa renda, cujos pais estão desempregados ou exercem funções que não exija mão de obra qualificada. Por conta destas questões, o rendimento destes alunos está bem abaixo do satisfatório, com sérios problemas na leitura e interpretação de textos, que influencia diretamente na aprendizagem, gerando assim uma elevação na repetência.
...não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
A escola municipal Frei Serafim do Amparo, módulo I, é dotada de uma boa estrutura física, composta de 13 salas de aulas, sala de professor com banheiro, sala de coordenação, espaço de leitura, laboratório de informática, secretaria com banheiro e sala para arquivo, sala de direção, almoxarifado, depósito de merenda, depósito para material de limpeza, sala multifuncional, 2 banheiros destinados aos alunos, 1 sanitário para funcionários, pátio descoberto. Já o módulo II apresenta infra-estrutura inadequada, pois o espaço é pequeno para atender as turmas de educação infantil, possuindo 4 salas de aula, 1 cozinha, 02 sanitários, 01 sala para coordenação e 01 pátio fechado e coberto.
Diante do exposto, a comunidade vem reivindicando a ampliação da escola, módulo I, com a construção de mais salas de aula, um auditório, cantina, quadra de esportes (as aulas de educação física são feitas no pátio, em frente às salas de aulas, atrapalhando os outros professores) e que a escola fosse murada ou cercada de uma forma que inviabilizasse o acesso de pessoas às janelas, atrapalhando a aula.
" o professor é gente, cada funcionário é gente..."
A escola municipal Frei Serafim do Amparo, considerada de grande porte, tem no seu quadro de funcionários:
- 01 Diretor
- 02 vice-diretores
- 01 articuladora
- 02 coordenadoras pedagógicas
- 44 professores
- 01 mediadora da sala multifuncional
- 01 secretária escolar
- 03 auxiliares de secretaria
- 04 agentes de leitura
- 01 agente de informática
- 06 merendeiras
- 14 auxiliares de serviços gerais
- 04 vigilantes
Semana do Trânsito
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Brincando na Lagoa
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza nos próximos dias 14 e 15 de outubro o 1º Brincando na Lagoa. O evento é destinado aos alunos de escolas públicas, programas sociais e comunidade dos bairros próximos a Lagoa das Bateias e combina lazer e entretenimento com conscientização ambiental.
VAMOS PARTICIPAR?